Menu
Buscarsegunda, 22 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Última Notícia

Lideranças lembram o Dia Internacional de Combate ao Racismo

21 março 2011 - 19h50Por Redação Douranews, com Assessoria
A data de hoje, 21 de março, é consagrada internacionalmente  como um dia de luta visando a eliminação do racismo. Em relação à data, o presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira de Mato Grosso do Sul, Antonio Borges dos Santos, acredita ser necessário avançar mais nas políticas de ações afirmativas para  afro-brasileiros". Borges afirma que há necessidde de avanços  na educação e fazer valer as leis ora existentes e, "por isso hoje é, na realidade, um dia para reflexões de toda a população negra".

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar homens, mulheres e crianças massacradas pela polícia da Africa do Sul, durante  protesto pacífico, em 1960. A manifestação era em protesto à lei do passe, que obrigava todas as  pessoas a andar com cartões  de identificação que estabeleciam locais  onde podiam frequentar. A repressão brutal da polícia, na ocasião, resultou em 69 mortos e 186 feridos, entre homens, mulheres e crianças.

Lideranças de movimentos afirmam que "o racismo existe, faz mal para todo mundo e se manifesta de diferentes formas. Às vezes, ele está em atitudes discretas, sutis, quase imperceptíveis. Outras vezes, são atitudes e ações explícitas e violentas, olhares, comentários, piadas e, muita vezes, violência física".

Deixe seu Comentário

Leia Também