Menu
Buscarsegunda, 02 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
unigran25
Futebol

Observador do Grêmio faz avaliações no 7 de Setembro

29 setembro 2012 - 13h12Por Redação Douranews

Atendendo mais um convite do empresário e desportista Alex Lima, fundador do CT (Centro de Treinamento) de futebol de categorias de base do 7 de Setembro, o observador técnico do Grêmio de Porto Alegre, Adriano Martins, de 46 anos, esteve por dois dias em Dourados realizando avaliações em garotos nascidos do ano de 97 até 2002. “Estivemos aqui no ano passado e na oportunidade acabamos pré-selecionando o garoto Guto (José Augusto Silva), ano 99, que já está integrado ao elenco de sua categoria. Ele estreiou na semana passada em um Grenal e marcou o gol da nossa vitória”, disse o observador técnico.

Adriano Martins conta que antes de retornar a Dourados esteve nas cidades de Cuiabá e em Rondonópolis, e lá pré-selecionou oito garotos, e estes estarão até o início do mês em Porto Alegre para um período de avaliação técnica no Centro de Treinamento de Eldorado do Sul que fica localizado na região da Grande Porto Alegre. “A ida dos garotos para Porto Alegre é por conta dos clubes ou dos pais deles. A responsabilidade do Grêmio é quanto a estadia dele no CT, como alimentação, moradia e assistência médica e psicológica”, disse.

Ele também explicou ao jornalista Waldemar Gonçalves – Russo, como funciona a função de observador técnico: “Nós saímos para garimpar os garotos no país inteiro, mas a palavra final sobre a aprovação deles ou não é do nosso coordenador geral”, disse Adriano Martins dizendo que atualmente o futebol brasileiro tem como deficiência nas posições, a de lateral esquerdo. “Hoje os grandes clubes estão à procura de lateral esquerdo. Está muito difícil encontramos um lateral esquerdo de origem, tanto é verdade que muitos dos que estão aí no profissional foram improvisados pelos seus treinadores” lembrou o “olheiro’ da equipe gaúcha.   

No período em que esteve em Dourados, o profissional das categorias de bases da equipe gaúcha, que é hoje uma das principais do futebol brasileiro, teve condições de observaro em torno de 600 garotos da cidade e da região, sendo que cerca de 460 garotos em sua maioria estão sendo assistidos pelos 14 núcleos das escolinhas da Funed (Fundação de Esporte de Dourados) comandados por cinco profissionais em educação físicas e quatro assistentes na faixa de oito a 16 anos, além dos pertencentes à escolinha do 7 de Setembro que é comandada por Lauter Heinz Welzel, o “Gauchinho”, considerado como um dos mais respeitados reveladores de atletas das categorias de base de futebol de campo da região.

O coordenador-geral dos técnicos das escolinhas mantidas pela Funed e também preparador de goleiros Moacir Amorim, apresentou os garotos para serem avaliados por Adriano Martins na tarde de quinta-feira (27) e ontem (28). O observador retorna à região na segunda quinzena de outubro para acompanhar alguns jogos da Copa Estadual sub-16 promovida pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).