Na terceira passagem pelo Corinthians, Oswaldo de Oliveira, de 65 anos, vai comandar a equipe pela 23ª vez em clássicos, agora contra o São Paulo, neste sábado (5), no Morumbi, às 18h30 (de MS), pelo Brasileirão. Será o décimo encontro do treinador pelo Timão diante do rival tricolor. E o histórico é positivo: de 1999 a 2000, foram quatro vitórias, três derrotas e dois empates.
Nos seis encontros em jogos eliminatórios, válidos por três semifinais, Oswaldo saiu com a vaga em duas delas: no Paulistão e no Brasileirão de 1999. A equipe foi campeã das duas competições. No ano seguinte, novamente no estadual, foi eliminado com duas derrotas.
Dentre os confrontos, os mais emocionantes foram pelo Brasileirão de 1999, com vitórias por 3 a 2 e 2 a 1, em jogos no Morumbi. Mais do que pelos cinco gols, o primeiro jogo desta série decisiva ficou marcado pelos dois pênaltis cobrados por Raí e defendidos pelo goleiro Dida.
Curiosamente, Oswaldo comandou o São Paulo de 2002 a 2003, em período de grandes resultados do Corinthians com Carlos Alberto Parreira e, depois, Geninho. Pelo Tricolor, perdeu o título do Paulistão de 2003 justamente diante do rival alvinegro.
Em sua segunda passagem, em 2004, Oswaldo comandou o Corinthians em apenas um clássico, em derrota por 4 a 0 contra o Palmeiras. No período, não enfrentou o Tricolor do Morumbi. Com informações do Globoesporte