Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Última Notícia

Paraná tem mais de 24 mil pessoas afetadas pelas chuvas

15 março 2011 - 13h29Por Redação Douranews, com Estadão

As chuvas que atingiram o litoral do Paraná já deixaram 24,8 mil pessoas afetadas. Para o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Seção Operacional da Defesa Civil, toda a região serrana ocupada é considerada de risco. Ele disse que só agora as áreas de risco do estado estão sendo mapeadas.

Nos sete municípios mais atingidos, 977 pessoas estão desabrigadas e há 8.700 desalojados. Duas pessoas morreram soterradas e duas estão desaparecidas. Em Morretes foi decretado estado de calamidade pública.

A Prefeitura de Paranaguá, município atingido por alagamentos, enxurradas e deslizamentos, decidiu nesta segunda-feira reduzir a frota de ônibus da cidade alegando falta de combustível. O secretário de Serviços Urbanos, Vilmar Cruz, informou que a empresa que atende ao município tem apenas 5.000 litros de óleo diesel estocados para toda a frota de 48 ônibus. Para que o serviço de transporte coletivo continue atendendo à população foi necessário reduzir o número de carros em algumas linhas. O município decretou situação de emergência na sexta-feira (11).

O tráfego na BR-277, que liga Curitiba ao litoral do Estado e ao porto de Paranaguá, está liberado com restrições. De acordo com a concessionária Ecovia, que administra a rodovia, no sentido Curitiba a via está aberta para todos os veículos. Já no sentido Paranaguá, apenas o tráfego de veículos leves (carros e motocicletas) está permitido.

A liberação dos caminhões que estão estacionados entre os km 60 e km 70 depende da disponibilidade de vagas no porto de Paranaguá que, no momento, é de 500 veículos. A recomendação da Ecovia é para que os motoristas que não puderem adiar a viagem só trafeguem pela rodovia em caso de extrema necessidade. A concessionária estima que as obras de reconstrução das pontes e das pistas atingidas pelas chuvas durem 180 dias, se as condições do tempo forem favoráveis.

A BR-376, que liga a capital paranaense ao litoral de Santa Catarina permanece totalmente bloqueada devido a queda de barreira. De acordo com a concessionária Autopista Litoral Sul, que está fazendo obras em pontos específicos de todo o trecho administrado, não há previsão para que o tráfego seja liberado. A opção, para os motoristas que precisam ir para o Sul do país, é usar a BR-116.

Deixe seu Comentário

Leia Também