Menu
Buscarterça, 23 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Última Notícia

Presidente do INSS quer melhorar pericia médica e controle de empréstimos consignados

23 fevereiro 2011 - 18h59Por Redação Douranews, com Agência Estado

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Rauschild, anunciou que estão sendo feitos estudos para melhorar os serviços da perícia do órgão, que garante licença médica e remuneração ao trabalhador durante a incapacidade para o emprego. Outra preocupação apontada por Rauschild, que tomou posse no cargo no mês passado, é dar maior proteção aos aposentados e pensionistas na obtenção de empréstimos consignados.

Durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, ele destacou a meta de eliminar papéis sucessivamente e usar a informatização. A idéia é usar a tecnologia para coibir fraudes nos pedidos de aposentadoria. Segundo ele, o órgão está alerta para a possibilidade de fraudadores utilizarem também recursos tecnológicos para obter benefícios. O instituto quer contar com a participação da Polícia Federal e do Ministério Público para combater esse tipo de irregularidade.

Hauschild informou que está estudando a organização de um fórum internacional para colher experiências de outros países na área da operacionalização da perícia médica. O instituto quer trabalhar em conjunto com as entidades que congregam os médicos peritos do INSS para o aperfeiçoamento do trabalho nessa área.

Quanto aos empréstimos consignados, o INSS pretende criar mecanismos para evitar que os aposentados continuem sendo vítimas dos intermediadores de empréstimos irregulares. O presidente informou que o setor responsável pelos benefícios vai monitorar todo o conjunto de situações que envolvem esses empréstimos, estabelecendo limites para os valores autorizados, de acordo com a capacidade financeira do usuário, e para as taxas cobradas, a fim de montar estratégias para proteger o público-alvo.

Deixe seu Comentário

Leia Também