No Dia Mundial da Água, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, assinaram, nesta terça-feira (22/03), no 5º andar do Edifício Casa da Indústria, a ordem de serviço para que o Núcleo de EaD (Educação a Distância) do Senai realize o curso de qualificação profissional para operadores de estações de tratamento de água para a estatal. Inédito no Brasil na modalidade de educação a distância, o curso vai capacitar profissionais para monitorar e controlar sistemas de tratamento de águas, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Segundo Sérgio Longen, levar a expertise em qualificação profissional do Senai até as empresas é o principal desafio do Sistema Fiems. “Com a assinatura dessa ordem de serviço, estamos utilizando essa ferramenta nova que é a educação a distância para atender a demanda da Sanesul. Esperamos ampliar o uso desse recurso para outras áreas da empresa, pois entendemos que a EaD é uma realidade que possibilitar ao Senai levar seus serviços a mais lugares e de forma mais dinâmica”, disse, reforçando que o Estado passa por uma evolução muito grande e a Federação das Indústrias tem conseguido acompanha esse processo.
Já o diretor-presidente da Sanesul pontuou que se trata de uma satisfação contratar os serviços do Senai para formar os profissionais da empresa em operação de estações de tratamento de água no Dia Mundial da Água. “Assinar essa ordem de serviço justamente hoje é muito significativo, principalmente, por estarmos contratando o trabalho de uma entidade com credibilidade em formação profissional. Podemos afirmar que estamos abrindo as portas para a realização de outras cursos em parceria com o Senai”, declarou, informando que a estatal está presente em praticamente todo o Estado, chegando a 68 municípios.
O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, explicou que o curso tem como meta qualificar 72 operadores de estações de tratamento de água para a Sanesul. “Os pré-requisitos para os alunos são ter idade mínima de 18 anos, ter o Ensino Médio completo, ter conhecimento básico de informática e Internet”, informou completando que o curso terá conteúdo em flash, exercícios de passagem, atividades elaboradas pelo tutor, chat, fóruns e materiais disponibilizado na biblioteca do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), além de material didático impresso.
Jaime Verruck acrescenta que para receber a certificação o aluno deverá concluir todas as atividades de passagem e exercícios dispostos no AVA, participar dos fóruns, ter 100% de presença nas aulas presenciais e nota de avaliação final igual ou superior a 6,01. “A estrutura do curso será distribuída em três módulos, sendo o primeiro de fundamentação geral, com 24 horas-aulas, o segundo de fundamentação de área, com 80 horas-aulas, e o terceiro de fundamentação específica em tratamento de água, com 56 horas-aulas”, explicou.
O diretor-regional reforça que as vantagens da EaD do Senai são oferecer produtos e serviços personalizados, credibilidade, certificação, flexibilidade para o aluno quanto ao horário e local de estudo, interação com profissionais de outras áreas e localidades, acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, atendimento personalizado para esclarecimento de dúvidas e recursos didáticos por meio de AVA e material impresso.
Também participaram da cerimônia o gerente de educação e desenvolvimento tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, o diretor de engenharia da Sanesul, Victor Dib Yazbek, o diretor operacional da Sanesul, José Roberto Cardoso, e a gerente de desenvolvimento de pessoas da Sanesul, Tânia Ramona.