Menu
Buscarquinta, 25 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
cmd participa
MÉRITO

Tetila é homenageado em sessão da Câmara

Ex-prefeito recebeu Diploma por serviços prestados ao Município

06 dezembro 2021 - 14h10Por Assessoria

Durante a sessão solene de entrega de honrarias a personalidades e instituições que atuaram de forma a contribuir com o desenvolvimento de Dourados, realizada quinta-feira (2) passada, o vereador Marcelo Mourão (Podemos) homenageou o ex-prefeito e professor Laerte Tetila e o comunicador Marcos Cavalheiro, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade douradense.

Para homenagear o professor e ex-prefeito, o vereador propôs e a Câmara concedeu o Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao Município.

No histórico do homenageado consta que Tetila, nascido em Santo Anastácio (SP), em 7 de julho de 1947, atuou como professor na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) na qualidade de geógrafo e tem duas pós-graduações, sendo que uma delas lhe confere o título de Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Tetila sempre teve participação ativa na política da cidade. Além de vereador de 1992 a 1998, deputado estadual (1999), administrou Dourados por dois mandatos (de 2001 a 2008).

Durante o período em que esteve à frente do executivo municipal, de 2001 a 2008, Tetila também construiu 1.800 moradias populares e concentrou esforços na recuperação da pavimentação e na obra de novos asfaltos com trabalhos de articulação junto à Câmara Federal e ao Governo, com a liberação de emendas federais. Ele também foi responsável pela reestruturação da Secretaria de Economia Solidária.

Durante as gestões de Tetila, Dourados vivenciou a experiência de receber investimentos no setor industrial, com a implantação de usinas de processamento da cana. Além disso, importantes concessionárias do setor automobilístico se instalaram no município. Outra ação importante ocorrida durante a administração petista de Laerte Tetila foi a inauguração do shopping Avenida Center.

Tetila também contribuiu para a cultura do município e do Estado, com a publicação de dois livros, o “Marçal de Souza Tupã I – Um Guarani que Não se Cala” e “O Movimento Reivindicatório do Magistério – MS”, escrito em parceria com o professor Wilson Biasotto.

MARCOS CAVALHEIRO

Já o comunicador Marcos Cavalheiro recebeu da Câmara, proposto pelo vereador Marcelo Mourão, o título de Cidadão Douradense. Natural da cidade de Maringá (PR), Marcos Cavalheiro é nascido em 23 de maio de 1968. Chegou em Dourados em 1985, onde constituiu família. É pai de três filhos.

Em solo douradense, Marcos construiu carreira como comunicador, trabalhando na rádio até o ano de 2009, formando-se publicitário e jornalista por tempo de serviço prestado. Durante sua trajetória douradense, lutou aguerridamente por seus ideais e causas sociais em defesa dos interesses daqueles que não têm voz.

“Suas valiosas contribuições, sua trajetória douradense, é mérito que chancela a outorga do título de Cidadão Douradense concedido por esta Casa”, justificou o vereador Marcelo Mourão na indicação.

Deixe seu Comentário

Leia Também