Menu
Buscarquinta, 05 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
32°C
Opinião

OPINIÃO: Uma nova lógica de gestão

05 outubro 2012 - 21h57Por Sérgio Longen

Multiplicar a produtividade das indústrias, ampliar a oferta de empregos, melhorar salários e gerar mais renda para as pessoas. Estas são, em síntese, as principais conquistas que podemos alcançar com o aumento da competitividade da nossa indústria. E o caminho para atingidas, de maneira sustentável e sólida, é investir em um modelo de logística inovador, contemporâneo e integrado com as demandas dos diversos setores da indústria do Estado, da região e país.

Alcançar um estágio avançado nesta área é um processo que requer ações imediatas para garantir, no menor prazo, condições bem mais favoráveis para a produção. No âmbito da Fiems estamos tratando de avançar nestas questões estratégicas. E o desejo de contribuir decisivamente para dotarmos Mato Grosso do Sul de condições quase ideais para apoiar as indústrias instaladas e atrair novos investimentos, nos levou a estabelecer uma parceria com a Famasul para viabilizar o Projeto de Logística do Centro-Oeste Competitivo.

É um Projeto que vai integrar física e economicamente Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com as demais regiões do Brasil e países sul-americanos, bem como identificar e selecionar os sistemas de logística de menor custo, voltados para o mercado interno e externo. Hoje, mais do que incentivos, os investidores privilegiam as condições ideais para a expansão de seus negócios. O mesmo estudo já foi feito nas regiões Norte, Nordeste e Sul.

Nosso planejamento estipula que em abril de 2013 já possamos apresentar o resultado de todo o levantamento que vai apontar soluções para resolver um dos maiores gargalos das indústria. As conclusões de todo este mapeamento serão apresentadas para os Governos Estadual e Federal para executar as ações nele sugeridas. Nosso objetivo é mapear todo o país para consolidar as parcerias público-privadas (PPPs) na questão de logística de transporte.

É um novo modelo de logística e uma nova lógica de gestão.

O Projeto vai identificar e selecionar os sistemas de logística de menor custo para transformar o Centro-Oeste em uma região mais competitiva. Estamos empenhados em unir forças e sistemas de toda a região para incorporá-la às demais regiões do país, contempladas pelo mesmo Projeto. É uma articulação nacional das lideranças industriais para reconstrução e melhoria da infraestrutura brasileira, com a participação ativa e efetiva da iniciativa privada. Com este Projeto, vamos criar os eixos integrados de Desenvolvimento e, na medida que forem complementados com investimentos em energia, telecomunicação e capital humano, vão atrair novas atividades econômicas.

Temos um compromisso com as causas da indústria e, por todas as variáveis a elas relacionadas, mantemos um comprometimento real com a modernização do modelo de gestão empresarial e sua consequente contribuição com o desenvolvimento. Precisamos ser rápidos, agir de maneira objetiva e investir nas áreas que, em muito pouco tempo, serão as bases para assegurar o desenvolvimento pleno e integrado do nosso território. Não podemos mais condicionar o crescimento industrial apenas aos incentivos fiscais.

* O autor é empresário do setor de alimentos e presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul)