Menu
Buscardomingo, 15 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Opinião

OPINIÃO: Por que as eleições municipais são importantes ?

15 setembro 2012 - 15h13Por Darcy Lopes

É inegável admitir que atualmente no Brasil o assunto que causa maior repercussão são aqueles que tratam de política, sobretudo pela proximidade das eleições municipais já agora em outubro/2012.

Um detalhe que merece ser mencionado diz respeito à quantidade de partidos políticos e consequentemente, candidatos. Cabe aos eleitores avaliarem as propostas e as plataformas de governo oferecidas na campanha eleitoral, optando por aquela que melhor atenda os interesses coletivos dos municípios.

Essas questões necessitam, pois, de uma avaliação mais detalhada dos eleitores quando da escolha dos seus representantes, visto que são eles os norteadores e os representantes do povo pelos próximos quatro anos. É, portanto, imprescindível jamais vulgarizar o ato de votar, pois este direito representa, sem sombra de dúvida, uma força importantíssima para a consolidação da prática democrática.   

Logo, o voto é extremamente relevante e importante, não é um ato ou manifestação qualquer, mas sim o exercício do direito de escolha. Assim, para que esta prerrogativa inerente ao cidadão seja materializada licitamente, existem certas formalidades a ser cumpridas, todavia, isto não é suficiente para que o melhor resultado seja alcançado. Os eleitores precisam ser conscientes de suas responsabilidades ao escolher seus representantes.

As eleições municipais são importantes, mesmo porque é por meio delas que vão se escolher os vereadores e prefeitos que serão responsáveis por conduzirem os Municípios, os quais representam a base da Republica Federativa do Brasil, que entre outras coisas tem como fundamento a soberania, dignidade da pessoa humana, cidadania, a liberdade de expressão e iniciativa e o pluralismo político.

Neste mesmo raciocínio, as eleições municipais são essenciais para constituir o regime democrático no cenário federativo brasileiro, neste sentido, os prefeitos e vereadores exercerão suas funções como legítimos representantes do povo, tendo como escopo a sustentação da democracia brasileira.

Neste diapasão, é possível dizer que as eleições municipais encerram, assim, uma magnitude para o exercício real e pleno dos direitos dos eleitores, em que estes possuem o dever maior de saber escolher seus representantes.

Ainda que o Brasil esteja cercado de partidos políticos e candidatos. Este fato por si só já merece, uma análise criteriosa e inteligente pelos eleitores para que este possa evitar erros em sua escolha, pois são eles que terão a missão de administrar os seus interesses nos próximos quatro anos.

Não é simplesmente votar, portanto. É necessário saber votar e exercer com consciência um dos direitos mais importantes e caros do sistema democrático, pois neste momento a igualdade tão sonhada por todos encontra-se presente, qualquer que seja a pessoa, intelectual, acadêmico, político, analfabeto, jovem, empresário, industrial entre outros representa por meio do voto o mesmo valor.

Decorre-se daí, portanto, que a política não deve ser vislumbrada como um “trampolim” para àqueles, que abiscoitam somente ganhos e vantagens no âmbito material. Importante ressaltar então que, as eleições municipais que hão de porvir edificarão a pedra angular das próximas que incidirão no País, em 2014. Assim, eleitores exerçam seus direitos com responsabilidade, pois o futuro pertence àqueles que acreditam nele.

*O autor é acadêmico de Direito em Rondônia. E-mail: [email protected]