O balanço das apreensões realizadas no mês de agosto pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) mostra que a maconha apresentou o maior número de apreensões do período, com 5,1 toneladas da droga. As ações desenvolvidas pelo DOF, com objetivo de diminuir ainda mais as atitudes criminosas e combater os crimes típicos de fronteiras como descaminho, tráfico de drogas, furto, roubo e contrabando de cargas e veículos, demonstram a atuação do Departamento em toda a extensão da fronteira de Mato Grosso do Sul.
Os números apontam ainda que foram apreendidos no mês de agosto 11,495 kg de cocaína; 1,8 kg de haxixe e 3,860 kg de pasta base. Os dados do Departamento mostram que 27 pessoas foram presas em flagrante delito, por tráfico de drogas; cinco mandados de prisão foram cumpridos e 14 pessoas foram detidas e conduzidas à Delegacia de Polícia por outros delitos. No total, 46 pessoas foram presas somente no mês de agosto deste ano. Os veículos apreendidos por transporte de drogas somaram 15 automóveis.
Os números de apreensões exibem os reflexos diretos das ações, que a cada dia têm se tornado mais intensas e presentes nos 51 municípios atendidos pelo Departamento de Operações de Fronteiras na faixa de fronteira.
Produtos apreendidos
As estatísticas do resultado das principais atividades desenvolvidas pelo Departamento de Operações de Fronteira contabilizaram 9.583 cigarros apreendidos, 25 pneus, três armas de fogo e 2.228 munições de diversos calibres, que foram apreendidos no mês de agosto. No mesmo período ainda foram recuperados sete veículos produto de furto ou roubo e com sinal de identificador adulterado.
Abordagens e apreensões
O número de pessoas abordadas de janeiro a agosto somam 86.624. Já o montante de automóveis abordados para vistoria chega a 44.295 veículos. Os dados revelam também que nos primeiros oito meses de 2012 foram apreendidos 207 veículos de passeio, 10 caminhões, 24 caminhonetes, 19 carretas, três ônibus, 18 motos e 27 veículos diversos. Um total de 308 veículos foram apreendidos no período.