Investigação do SIG (Setor de Investigações Gerais) em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Dourados, sobre roubo e desvio de cargas contra produtores da região de fronteira, resultou na apreensão recorde de maconha e na prisão de Paulo César Portel, de 47 anos, na sexta-feira (27).
Como já noticiado anteriormente, os policiais abordaram um caminhão bitrem, com placas do Rio Grande do Sul, na MS-156, em Amambai, trafegando em uma área de interesse da União.
Já durante a abordagem, os agentes notaram diversos fardos da droga em meio a carga lícita de milho que, segundo Paulo César, foi carregada em Maracaju, mas foi em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, que pegou os fardos de maconha que seriam levados para Marau (RS).
O motorista da carreta afirmou ainda que receberia o veículo como parte do pagamento após a entrega do entorpecente que depois de pesado, totalizou 28,2 toneladas, e foi avaliado em R$ 56 milhões.
Durante a ação, as equipes policiais contaram com apoio logístico do Exército através da 4ª Brigada e 17º RC MEC (Regimento de Cavalaria Mecanizada) de Amambai.
Esta apreensão de entorpecente é a maior no Brasil, segundo informou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Waldir Brasil.