Menu
Buscarsegunda, 15 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Polícia

Falso e-mail sobre 13º salário é enviado em nome da Receita

24 fevereiro 2011 - 20h49Por Redação Douranews, com Folha.com

Um falso e-mail em nome da Receita Federal circula pela internet com supostas informações sobre antecipação do 13º salário do contribuinte. O destinatário é induzido a abrir um arquivo em anexo.

Procurada, a Receita Federal informa que não envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.

O título do e-mail é "O adiantamento de seu 13º [décimo terceiro] foi solicitado junto a receita federal". Nele, é informado que há um arquivo anexado com detalhes sobre os impostos debitados no Imposto de Renda.

O texto diz ainda que o contribuinte deve verificar os dados e informar alterações com o seu gerente, "para que ele esclareça suas dúvidas com o financeiro da empresa, efetuando assim a correção do pagamento junto ao IRPF".

Por último, informa que se "o pagamento não for compensado até o dia 25/02 sua empresa será penalizada com multa no valor de R$ 170,16".

ORIENTAÇÃO

A Receita adverte que o contribuinte não deve responder a qualquer mensagem dessa natureza, sob risco de estar repassando aos fraudadores dados pessoais, fiscais e bancários.

A orientação nestes casos é a de deletar a mensagem imediatamente. "Não acione os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como 'clique aqui', pois não se referem ao órgão", diz em comunicado.

Segundo o Fisco, o internauta não deve abrir arquivos anexados, "pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário".

Deixe seu Comentário

Leia Também