A PF (Polícia Federal) deflagrou hoje (17), em conjunto com a Receita Federal, a operação “Laranja Mecânica” para combater os crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em uma rede de lojas de autopeças em Maringá, no Paraná, na capital paulista, Iguatemi e Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul e em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a assessoria da PF, 200 policiais federais e 100 agentes da Receita participam da operação nos quatro estados. A ação começou às 6 horas e devem ser cumpridos 44 mandados de busca e apreensão contra os envolvidos. Também foram expedidos mandados de apreensão para vários veículos, inclusive dois aviões.
Ainda segundo a PF, a rede de empresas é investigada desde 2008. Durante as investigações, apurou-se que os integrantes de uma família maringaense constituíram diversas empresas no ramo de autopeças, utilizando-se de interpostas pessoas, ou “laranjas”, para se desvincularem das pessoas jurídicas.
Aproximadamente 400 empresas e 500 'laranjas', estariam envolvidos. O crime de sonegação foi avaliado em torno de R$ 150 milhões. Nos últimos cinco anos, foi contabilizada uma movimentação financeira, pela organização criminosa, de 1,5 bilhão de reais, segundo a PF. Com informações do G1