Campo Grande (MS) – Depois de receberem denúncia, de que um caminhão estaria transportando madeira ilegalmente no município de Anastácio, Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, de Aquidauana e Miranda, que realizavam fiscalização conjunta no Pantanal, realizavam bloqueio em várias estradas e apreenderam um caminhão marca Volkswagen, carregado com 7,11 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente ontem (3) em uma estrada no município de Aquidauana.
Na abordagem do veículo, os Policiais verificaram que no Documento de Origem Florestal (DOF) constava apenas 4 m³ de madeira, caracterizando excesso de 3,11 m³, quase o dobro, o que se caracteriza crime ambiental. Normalmente isso é feito, para sobrar volume de madeira em crédito no sistema do órgão ambiental e a possibilidade de se poder explorar madeira irregular com este crédito, bem como se pagar menos reposição florestal. Além disso, os cortes da madeira eram diferentes do que estava no documento.
O proprietário da madeira e de uma serraria na cidade de Miranda, para onde seguia o produto, possuía a licença de corte da madeira. Porém, devido a irregularidade no transporte, o veículo e a madeira foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana. A empresa, com domicílio jurídico em Miranda, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 2.400,00 e o responsável responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS - (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500