Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas, que trabalhavam na operação Dia de Finados foram acionados ontem (2), por Policiais Militares do 2º Batalhão PM da cidade, devido à prisão e condução para a delegacia de polícia civil de um paulista transportando filhotes de papagaios ilegalmente.
A equipe havia detido o infrator, residente em Araçatuba (SP), em um veículo onde foram encontrados três filhotes de papagaios, que eram levados para a cidade do infrator. As aves foram apreendidas.
O infrator foi autuado administrativamente pela PMA em R$ 15mil. Ele responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. As aves serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na Capital.
Durante a operação Dia de Finados, a PMA dedicou atenção especial ao tráfico de papagaios. Este período, de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres, pois é o período reprodutivo dos papagaios que é o animal mais traficado do Estado.
A PMA mantém trabalhos preventivos nas propriedades rurais para prevenir a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes, para a retirada dos filhotes.