O senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (7) que “Ulysses Guimarães é a alma do PMDB”. A declaração foi feita durante ato organizado em Brasília pelo partido e pela Câmara dos Deputados para marcar o 20º aniversário da morte do “Senhor Diretas”, como ficou conhecido o ex-líder peemedebista e um dos maiores políticos brasileiros.
“Esta é uma homenagem ao doutor Ulysses que todo peemedebista tem vontade de fazer. Eu nunca tive outro partido, que não o PMDB. Desde jovem, ele era minha inspiração. É a alma do partido”, declarou o senador.
Ulysses morreu em 12 de outubro de 1992 num acidente de helicóptero, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Além dele, morreram a mulher Dona Mora, o ex-senador Severo Gomes e a esposa. O corpo de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado.
Participaram da homenagem no Parque Bosque dos Constituintes a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO); o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (PMDB-MG); o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN); ministros e presidentes dos diretórios regionais do PMDB.