Menu
Buscarsegunda, 16 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
cmd setembro
Política

Prefeito não pretende se envolver na eleição da Câmara de Dourados

31 outubro 2012 - 11h54Por Redação Douranews

O prefeito Murilo Zauith não pretende envolver o projeto administrativo que o reconduziu a um novo mandato, agora de quatro anos, com as articulações para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Dourados. Ao contrário das especulações e do que se ventila nos bastidores, “a Administração só acompanha o processo, e não vai interferir”, garantiu hoje (31) ao Douranews o secretário municipal de Governo, e principal articulador político da Prefeitura, José Jorge Filho (Zito).

Dos 19 vereadores, entre os oito reeleitos e os 11 novatos, o secretário disse que “pelo menos 18” [ele nominou Elias Ishy, do PT, como único a se posicionar como oposição à administração] deverão adotar uma conduta de apoio aos bons projetos que são preparados para o novo mandato. “Por isso mesmo, não há como se falar em intervenção na eleição da Mesa, a Câmara é um poder autônomo e independente e deve continuar prevalecendo a relação republicana, aberta e transparente, como foram os 18 meses desse mandato que estamos terminando”, disse Zito.

O secretário de Governo admitiu que os próximos dois meses [novembro e dezembro] serão difíceis para a administração. “A Dilma [referindo-se à presidente da República] cortou os repasses e só deixou a sobrecarga de impostos e responsabilidades para os municípios, temos que conviver com isso e fazer os ajustes onde for necessário”, comentou, adiantando que vai haver corte de pessoal, especialmente entre os cargos de confiança e enxugamento da folha onde for possível. “Cada Secretaria tem que se adaptar a essa realidade, senão fica difícil de fechar o ano”, revelou.

Articulação

Zito disse ainda que o prefeito Murilo vai procurar estreitar ainda mais o bom convívio que sempre teve com o governador André Puccinelli (PMDB) e o senador Delcídio do Amaral (PT), “parceiros de Dourados”, segundo definiu, para alavancar os projetos de maior envergadura no Município. Investimentos na área de infraestrutura e saúde, por exemplo, vão depender dessa articulação.

“Dourados precisa continuar expandindo nessas áreas, temos que fazer com a Joaquim Teixeira Alves, a Weimar Torres e a Hayel Bon Faker o que já foi feito na avenida Marcelino Pires [a readequação do trânsito], a avenida Guaicurus tem que ser duplicada para acabar com aquele sufoco que existe lá e o Município precisa aumenta o número de leitos para absorver a grande demanda regional de atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), citou, entre as prioridades. “São propostas que exigem altos investimentos e vão precisar do envolvimento do Governo e da bancada federal”, afirmou o secretário.