Menu
Buscarterça, 05 de novembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
31°C
unigran25
Política

Condenado, Marcos Valério deverá cumprir pena em regime fechado

14 setembro 2012 - 18h10Por Redação Douranews

Em uma sessão longa e, pela primeira vez, sem nenhum intervalo, o STF (Supremo Tribunal Federal) finalizou ontem (13) a votação sobre o item 4 da denúncia, o terceiro dos sete itens do processo do mensalão. Após a manifestação dos atuais dez ministros da Corte, foram condenados oito dos dez réus: o publicitário Marcos Valério e os sócios Cristiano Paz, Ramon Hollerbach (todos por unanimidade), além da ex-funcionária da SMP&B Simone Vasconcelos, do ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, da ex-presidente do banco Kátia Rabello (também de forma unânime), do advogado Rogério Tolentino (8 votos) e do vice-presidente do Rural Vinícius Samarane (8 votos).

Foram absolvidas a ex-vice do Rural Ayanna Tenório (por unanimidade) e a ex-gerente financeira da SMP&B Geiza Dias (7 votos). Os três ministros que votaram pela condenação de Geiza e acabaram derrotados foram o relator do processo, Joaquim Barbosa, além de Luiz Fux e Marco Aurélio Mello.

Com essa decisão, Marcos Valério, condenado até o momento por lavagem de dinheiro, dois crimes de corrupção ativa e três peculatos, soma, no mímino, mais do que oito anos de prisão, o que leva, obrigatoriamente, ao réu cumprir a pena em crime fechado. Ele ainda enfrenta as acusações de formação de quadrilha e evasão de divisas. Entretanto, os ministros só decretarão as penas aos réus no final de todo o julgamento, na dosimetria.

Com o encerramento da análise sobre o item 4 da denúncia, os ministros do STF se preparam agora para a fase do julgamento em que tratarão das acusações contra os réus do chamado “núcleo político” do mensalão. Esta etapa é considerada delicada e complexa e, por isso, o STF decidirá, no início da próxima sessão, segunda-feira (17), se realizará ou não sessões extras nas manhãs das quartas-feiras para agilizar a votação. Com informações do G1