O prefeito eleito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), dará lugar na Câmara dos Deputados a José Genoino, ex-presidente do PT condenado no dia 9 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção ativa e passiva durante o julgamento do mensalão.
Segundo a liderança do PT na Câmara dos Deputados, Genoino é o segundo suplente mais votado da coligação do PT nas eleições de 2010. O primeiro suplente, Wanderlei Siraque, assumiu cadeira há um ano quando o deputado Aldo Rebelo (PCdoB) foi nomeado ministro do Esporte.
“A condenação [de Genoino] ainda não foi publicada pelo STF no Diário da Justiça. Por isso, ele ainda está apto”, afirmou ao G1, Marcos Braga, chefe de gabinete da liderança do PT na Câmara dos Deputados, em Brasília. "Se até lá a condenação for publicada é preciso ver a Constituição para saber se ele poderá ou não assumir. Tem algumas coisas que o deputado pode ou não desde a diplomação ou desde a posse. Ele já foi diplomado, por isso ainda não se sabe o que vai acontecer caso a publicação da condenação ocorra até janeiro", disse Braga.
Genoino não foi reeleito nas eleições de 2010 após cinco mandatos como deputado federal. Neste ano, atuou como assessor especial do Ministério da Defesa e pediu demissão do cargo há cerca de 30 dias. Atualmente, ele tem direito a aposentadoria como parlamentar.