O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, anunciou no início da noite desta quinta-feira (2) que o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) será o novo ministro da Secretaria de Governo. No mesmo pronunciamento, Parola informou que o presidente Michel Temer criou o Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria Geral da Presidência, com status de ministério.
A Secretaria Geral existiu até outubro de 2015, quando a então presidente retirou o status de ministério da pasta e a juntou a outras secretarias que também tinham status de ministério, as transformando na Secretaria de Governo.
No caso da pasta de direitos humanos, houve a Secretaria de Direitos Humanos até maio do ano passado, quando Michel Temer assumiu como presidente em exercício. À época, Temer transferiu as responsabilidades da pasta ao Ministério da Justiça que, na ocasião, passou a ser Ministério da Justiça e Cidadania.
Os ministros
A ministra dos Direitos Humanos será Luislinda Valois (PSDB-BA), atual secretária de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça.
A Secretaria Geral será comandada pelo atual secretário-executivo do PPI (Programa de Parceria para Investimentos), Wellington Moreira Franco (PMDB-RJ) - a nova secretaria será responsável pelo PPI e abrangerá as secretarias de Comunicação Social, de Administração e o cerimonial da Presidência.
Com a criação dos dois novos ministérios, o governo passa a ter 28 pastas, informa a Agência Brasil.