Menu
Buscardomingo, 20 de julho de 2025
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
unigran 25
ASSEMBLEIA MS

Deputados chegam a consenso e vão manter atual mesa diretora

Dourados articula formação na Câmara com novatos

31 outubro 2024 - 10h41Por Redação Douranews

A atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será mantida para os próximos dois anos. O atual presidente, Gerson Claro (PP) reuniu os líderes na Casa e marcou a eleição para o dia 13 de novembro.

Na Capital, o processo será de tranquilidade, visto que não há nenhum deputado que sinalizou desejo de concorrer a algum cargo na mesa diretora. Um grupo de deputados chegou a estimular o deputado Márcio Fernandes (MDB) a concorrer ao cargo de primeiro secretário, mas a ideia acabou não vingando. Paulo Corrêa continuará na primeira secretaria, segundo cargo mais importante.

Na Assembleia, é possível concorrer individualmente a um cargo, sem necessidade de montar uma chapa com um número mínimo de deputados.

Na última eleição, João Henrique Catan disputou a primeira secretaria com Paulo Corrêa e obteve quatro votos. Já Pedro Kemp ganhou a segunda secretaria de Coronel David (PL), por 16 a 8.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) continuará na segunda secretaria. O PT, que costuma fazer um revezamento, fará a troca apenas na liderança do partido na Casa, que passará de Zeca do PT para Gleice Jane (PT).

Ainda continuarão no cargo os deputados: Renato Câmara (MDB), vice-presidente; Zé Teixeira (PSDB), 2° vice-presidente; Mara Caseiro (PSDB), 3° vice-presidente; e Lucas de Lima (sem partido), 3° secretário.

Em Dourados

Em Dourados, as articulações estão a todo vapor nos bastidores afim de formatar a futura Mesa Diretora da Câmara Municipal, porém, o processo entre os legislativos estaduais e municipais são distintos.

Vários nomes foram ventilados para a eleição que acontece no dia da posse (1º de janeiro), porém nada ainda indica um nome para a presidência do legislativo douradense.  O presidente atual, Laudir Munaretto, reuniu-se esta semana com estreiantes de 2025 para apresentar as regras da Casa.

Laudir Munaretto informa novatos sobre funcionamento do Legislativo 

Essa articulação se apresenta um pouco mais concentrada, principalmente porque deverá passar por 11 dos novos eleitos na composição de 21 membros para a próxima legislatura.

 

douranews