O ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção ativa pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão, afirmou a aliados no PT que está preparado para a prisão.
“Estou preparado para ser preso”, disse o ex-ministro da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva há cerca de uma semana. Os aliados ficaram inicialmente perplexos com a declaração, mas depois disseram que a frase é típica de Dirceu, que, apesar do abatimento em razão da condenação, tem demonstrado coragem para enfrentar a decisão da Justiça.
O STF pretende terminar o julgamento do mensalão antes do segundo turno, ou seja, até a próxima semana. A dosimetria das penas será a última ação feita pelos ministros. Além da condenação por corrupção passiva, Dirceu pode pegar pena pelo crime de formação de quadrilha, que começou a ser julgado nesta quarta-feira (17).
A depender da metodologia usada pelos ministros, ele pode ser levado a cumprir pena em regime semi aberto (menos de dois anos) a até mais de 12 anos de prisão. Com informações do Estadão