Menu
Buscardomingo, 08 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Política

Marçal garante que instituto técnico federal sai em 2013

25 setembro 2012 - 11h57Por Redação Douranews

Presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissional, no Congresso Nacional, o deputado federal Marçal Filho (PMDB) garantiu que Dourados terá, no ano que vem, um instituto técnico federal.

O deputado assinou, ainda em junho, como testemunha, o documento que oficializou a doação de terreno para a construção da escola técnica em Dourados. A unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do sul será edificada nas proximidades do Jardim Canaã I, em uma área de 50 mil metros quadrados.

Marçal iniciou a luta pela implantação do instituto ainda em 2010, quando foi bater às portas da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e falar com o secretário Eliezer Moreira Pacheco, para que o município não ficasse fora do plano de expansão. Antes disso, nenhum deputado com mandato se mobilizou para trazer para Dourados uma unidade.

“Na época Ponta Porã garantiu seu instituto e o nosso município ficou de fora, tanto que lá a construção já está nas etapas finais, enquanto Dourados começará as obras no próximo ano”, declarou o deputado.

Com o engajamento pelo ensino técnico a própria presidente Dilma Rousseff convocou o deputado federal Marçal Filho (PMDB) para mobilizar o Congresso Nacional e, com isso, aprovar o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Marçal foi citado no discurso que a presidente fez durante o lançamento do programa que tem como meta criar 8 milhões de vagas na educação profissional até o fim do mandato.

Marçal Filho já fez duas audiências publicas em Dourados, reunindo toda a sociedade organizada para debater a cerca dos cursos que aqui serão ministrados. “Esse instituto técnico irá qualificar a mão de obra em nossa cidade, garantido assim, vaga no mercado de trabalho porque os cursos serão oferecidos conforme a demanda das empresas instaladas na região”, finalizou.