“A eleição no interior do estado acabou em 7 de outubro. Agora é hora de garantir no Orçamento da União de 2013 o maior volume possível de recursos para Mato Grosso do Sul. Os prefeitos e vereadores sabem que, independente das diferenças partidárias evidenciadas durante a disputa eleitoral, eu sou parceiro dos municípios e estou sempre pronto a ajudar, porque o meu foco é o bem estar da população. Todos estão interessados em iniciar o mandato já com uma visão do que pode ser feito a curto e médio prazo. Eles me trazem propostas apresentadas durante a campanha, das quais, muitas delas, tive a oportunidade de debater durante minha visita a cidade. Vamos transformar as reivindicações em projetos e correr atrás dos recursos nos ministérios, para honrar os compromissos assumidos com os eleitores”.
A declaração foi feita pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS) após receber prefeitos e novos vereadores eleitos pelo Estado, acompanhados pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), em Brasília. Ao todo, foram realizadas cerca de 23 audiências ao longo da semana na capital do País com os políticos de Mato Grosso do Sul.
Com o dr Marcelo (PDT), prefeito eleito de Jardim, o senador discutiu projetos de reurbanização, pavimentação, drenagem, a construção de um estádio e de casas populares. Com os vereadores de Cassilândia, tratou da Praça de Eventos, da reforma do ginásio e da canalização do Córrego Cedro. Waldeli Rosa(PR), prefeito eleito de Costa Rica, pediu a Delcídio recursos para a ampliação da rede de esgoto no município. Jorge Diogo(PT), de Brasilândia, discutiu a conclusão da MS-040, o Luz para Todos, esgoto e habitação.
Vereadores do Estado reunidos no gabinete do senador Delcídio em Brasília
A prefeita eleita Nilcéia(PR), de Coronel Sapucaia, pediu ao senador recursos do PAC. Com os vereadores de Figueirão, Delcídio conversou sobre projetos nas áreas de habitação, esporte, praças, asfalto e infraestrutura. Com o prefeito eleito Celso Lozano (PT), de Antonio João, os temas foram a coleta de lixo e uma usina de processamento de leite. Pedro Caravina, de Bataguassu, solicitou verbas para mobilidade urbana, pavimentação e drenagem . Abraão Zacarias(PMDB),de Bela Vista quer a conclusão do esgotamento sanitário do município. Manoel Viais (PT), de Caracol, reivindicou recursos para saúde, infraestrutura, asfalto e esgoto.
Com Júnior Vasconcelos(PSDB), de Fátima do Sul, o senador discutiu investimentos no estádio de futebol, pavimentação, drenagem, esgoto, Cidade Digital e telefonia celular. Com a prefeita eleita Bel(PT), de Juti, falou da pavimentação asfáltica e drenagem. Itamar Bilibio(PMDB), prefeito eleito de Laguna Carapã, reivindicou recursos para pavimentação, drenagem, infraestrutura e um novo centro de educação. Com Ivan Xixi(PMDB), de Paraíso das Águas, o assunto foi recursos pra saúde, educação, infraestrutura e projetos da Funasa. Com Léo Matos (PV), de Naviraí, o tema abordado foi a construção de ciclovias até o frigorífico JBS e o campus da UFMS. Com a prefeita eleita Maria Viana(PT), de Deodápolis, Delcídio tratou de investimentos de infraestrutura. Com o prefeito Júlio Cesar (PDT), de Paranhos, asfalto, a pavimentação da Rodovia Sul-Fronteira e a construção de açudes de peixes. E com o Dr. Vagner(PR), prefeito eleito de Anaurilândia, os temas foram turismo, pavimentação, piscicultura, habitação e saúde. O senador recebeu em audiência também os prefeitos eleitos de Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã e Ribas do Rio Pardo.