Essas eleições marcaram o início de um novo tempo na construção de uma mentalidade política em Dourados. “Encontrei muitos eleitores me pedindo apenas pra trabalhar, e para discutir com a comunidade o que é mais interessante para ajudar a melhorar o Município”, afirmou o vereador eleito Raphael Matos, do PTB.
Candidato pela primeira vez, e décimo sexto mais votado dentre os 19 vereadores que vão assumir em janeiro para a legislatura 2013/16, Rapahel Matos esteve no Douranews, acompanhado do presidente municipal do PTB, João Alfredo Carneiro, para comentar e agradecer os 1.671 votos recebidos.
O fato da nova Câmara ter sido parcialmente renovada [dos 12 atuais, oito foram reconduzidos] também significa, segundo o vereador eleito, um recado direto das urnas. “Quem tinha desempenhado algum tipo de trabalho, construiu a base política durante o mandato, esses mereceram a nova chance do eleitor”.
“Só voltou quem tinha uma boa base no chão, junto à sua comunidade, ou desempenhando, de alguma forma, o trabalho que mereceu a aprovação”, completou João Carneiro.
A renovação
Raphael Matos, 30 anos de idade, descendente de tradicional família de pioneiros, atuou como servidor da Prefeitura no primeiro ano do mandato do prefeito reeleito Murilo Zauith.
“O que mais se ouvia na cidade era que o eleitor queria a renovação. Por onde andei, as pessoas aprovaram o curto período do Murilo, queriam que ele continuasse, mas tinham algumas ressalvas com relação aos vereadores, o recado da mudança foi bem dado”, disse o jovem vereador.
Raphael considera positiva essa nova composição com 13 partidos representados na Câmara. “Acaba aquela sensação de que você está instalado em uma zona de conforto; quem não se explicar, terá dificuldades mais pra frente, a formação de novas lideranças é um processo que só está começando, e o eleitor quer participar mais ativamente da construção desse novo momento”, avaliou.