O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) obteve 293 votos e se reelegeu nesta quinta-feira (2) em primeiro turno presidente da Câmara para o biênio 2017-2018.
Ele derrotou os outros cinco candidatos que também estavam na disputa: Jovair Arantes (PTB-GO), que obteve 105 votos; Luiza Erundina (PSOL-SP), com 10 votos; Júlio Delgado (PSB-MG), que recebeu 28 votos; André Figueiredo (PDT-CE), com 59 votos; e Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que recebeu 4 citações. Foram registrados, ainda, 5 votos em branco.
Após a eleição do presidente, a Câmara inicia a apuração dos votos para definir quem serão os demais integrantes da Mesa Diretora: os dois vice-presidentes, os quatro secretários e os quatro suplentes de secretaria.
A candidatura de Maia chegou a ser contestada na Justiça pelos adversários, mas uma decisão liminar (provisória) do ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), expedida na noite de quarta-feira (1) permitiu que ele participasse da disputa. Maia esperou a definição do Supremo para só então fazer o registro oficial da sua candidatura, o que aconteceu a uma hora e meia do fim do prazo, segundo publica o G1.