Com o objetivo de debater assuntos relacionados ao sistema prisional, tráfico de drogas e armas, além de ações práticas para combater a modalidade de crime que leva o nome de ‘novo cangaço’ (como é chamado o método de roubo a bancos), os secretários de Segurança Pública e policiais das áreas de inteligência dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná se reúnem nesta quinta-feira (26), em Campo Grande, a partir das 9 horas, no auditório da Acadepol (a Academia de Polícia Civil), localizada no Parque dos Poderes,
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o início do encontro será aberto para a imprensa quando os secretários apresentarão um relato da situação de cada estado. Logo depois, as discussões e troca de informações, que seguem até às 13 horas, deverão ser restritas entre as áreas de inteligência e policias especializadas que atuam no combate ao tráfico de drogas e armas.
“Essa parceria possibilita a realização de ações integradas em proteção das nossas divisas e na região de fronteira. Ainda falaremos de situações envolvendo o sistema carcerário, fazendo com que um estado apoie o outro quando solicitado. Estamos liderando esse processo objetivando exatamente, além de reivindicar em bloco, se antecipar ao projeto do Governo Federal que coloca a fronteira como foco central”, explicou o secretário Barbosinha.
Participam os secretários de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita e de Segurança Pública de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas, além de dirigentes dessas unidades convidados.