Menu
Buscardomingo, 20 de abril de 2025
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
unigran 25
whats
governo lula

SPU/MS intensifica ações para o desenvolvimento do Pantanal

Programa 'Imóvel da Gente' transforma vida de famílias

16 abril 2025 - 09h47Por Redação Douranews

A SPU (Superintendência do Patrimônio da União) em Mato Grosso do Sul (SPU/MS) tem priorizado ações estratégicas no Pantanal. Por meio do programa “Imóvel da Gente”, do governo Lula, a SPU vem promovendo transformações concretas em Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, com impacto direto na vida do povo pantaneiro.

Entre as ações realizadas, destaca-se a destinação do terreno para a Casa da Mulher Brasileira, em Corumbá, avaliado em R$ 2 milhões — equipamento essencial para acolhimento e proteção de mulheres em situação de violência. Também como parte do compromisso com o acesso à justiça, a SPU/MS regularizou e entregou dois imóveis à Justiça do Trabalho e à Justiça Federal, somando quase R$ 8 milhões.

Sob a gestão do superintendente Tiago Botelho, advogado e professor, a SPU trabalha ainda para garantir a entrega definitiva do Centro de Convenções, espaço vital para o turismo e a cultura local. Outro marco foi a destinação do prédio histórico da Casa da Música, que será restaurado pelo PAC, reafirmando o compromisso do governo federal com a valorização da cultura pantaneira.

Destaca-se também a entrega de mais de 100 Termos de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) a comunidades ribeirinhas, indígenas e pescadores, medida que assegura estabilidade jurídica e o direito de permanência em áreas tradicionalmente ocupadas, reconhecendo sua importância histórica e ambiental.

Em Ladário, a SPU/MS destinou o porto ao município, fortalecendo a logística e abrindo novas oportunidades econômicas. A regularização fundiária também avançou, promovendo dignidade e segurança jurídica aos moradores.

Em Corumbá e Ladário, a SPU/MS também se colocou à disposição para revitalizar a Orla do Rio Paraguai, cartão-postal do Pantanal.

Em Porto Murtinho, a SPU/MS, em articulação com a prefeitura, atua na manutenção do dique de contenção de enchentes, na transformação da orla e na doação do prédio da prefeitura, da Receita e de terrenos vagos, que estão sendo revertidos para uso municipal.

Para o superintendente Tiago Botelho, essas ações refletem um governo que enxerga o Pantanal como prioridade:

“A atuação da SPU vai ao encontro do olhar sensível do presidente Lula para proteger o Pantanal, valorizar suas populações e garantir que os investimentos cheguem a quem mais precisa. O governo Lula tem feito do Pantanal um território de direitos e oportunidades”.

douranews