O presidente da República, Michel Temer, afirmou, nesta quinta-feira (10), que a reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia reforça o compromisso do governo com a inovação. No fim da reunião com ministros e representantes da sociedade civil, Temer anunciou a liberação de recursos para 101 projetos selecionados de pesquisa.
“O caminho para o desenvolvimento passa necessariamente por nossa capacidade de inovar em bases sempre mais modernas e competitivas. A decisão de relançar o Conselho expressa o inequívoco compromisso do governo com essa estratégia”, afirmou o presidente.
Presidido por Temer, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecido em 1996 e não se reunia há quatro anos. O órgão de assessoramento do presidente formula e implementa políticas nacionais de desenvolvimento científico e tecnológico.
Durante o encontro, Temer assinou a liberação de recursos para contratação de 101 projetos de pesquisa dentro do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INTCs). O montante investido é de R$ 650 milhões, sendo metade repassado pelo governo federal e a outra parte pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa.
O governo também destinará mais de R$ 68 milhões para a Chamada Universal do CNPq, que beneficiará mais de 3,3 mil pesquisadores em todo o Brasil.
Em seu discurso de encerramento, Temer disse que a reativação do Conselho de Tecnologia responde ao anseio das pessoas por eficiência nos serviços públicos. “O Conselho reflete nosso engajamento na consolidação de um país mais forte e igualitário. Se a Ciência, Tecnologia e Inovação não tiverem amparo, ninguém terá futuro melhor”, concluiu.