Menu
Buscarquarta, 12 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
unigran24
banner100
MÉDICO

Após um ano, UBS recebe profissional

Dourados adere a programa Médicos do Brasil e contrata reforço

27 abril 2022 - 08h11Por Redação Douranews

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Piratininga agora conta com um médico especialista em Medicina de Família e Comunidade atuando no local. Depois que o Município aderiu ao programa Médicos pelo Brasil, do Governo Federal, foi possível designar o profissional, que começou os atendimentos nesta terça-feira (26) na USB Jardim Piratininga.

“A comunidade estava há mais de um ano sem médico, por ser um local de difícil provimento, e, mesmo com nove processos seletivos, o município não conseguia profissionais para atender a região”, explica Vagner Costa, diretor da Atenção Básica à Saúde da Secretaria municipal de Saúde.

Carlos Augusto Cáceres Encina tem 31 anos, é médico formado pela UFGD e atua na atenção primária à saúde há 6 anos. “A possibilidade de progressão de carreira em minha área de atuação fez-me optar pelo programa Médicos pelo Brasil como tutor médico. Buscarei reconhecer as demandas em saúde da comunidade e desenvolver meu trabalho da melhor forma possível em conjunto com a equipe”, disse ele, ao ser apresentado na comunidade.

“O médico de família e comunidade atua diretamente no atendimento da atenção primária à saúde, que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente. Termos um especialista nesta área é um ganho para a unidade e para toda a comunidade da região”, acredita o secretário municipal de saúde, Waldno Lucena.

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a especialidade do atendimento básico ao paciente. Com o conhecimento sustentado pela clínica médica, pediatria e ginecologia e obstetrícia, ela é voltada para o atendimento à criança, ao idoso, à gestante, ao hipertenso, ou a um jovem com dor de cabeça, por exemplo.

Informação:

A UBS Jardim Piratininga funciona na Rua Dom Pedro I, 2.080.