O 1º caso provável de hepatite de causa desconhecida do Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde. O diagnóstico foi dado no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.
A informação foi divulgada no "informe diário da situação nacional de hepatites agudas". Não há casos confirmados no país.
Para o diagnóstico da hepatite de causa desconhecida, o ministério adota protocolos que elencam três estágios para os casos:
- Em 1º, o caso é colocado como "suspeito";
- Após, há o estágio "provável", onde o quadro clínico é compatível com a doença, porém não tem confirmação laboratorial;
- O quadro é colocado como "confirmado" quando exames laboratoriais atestam a doença.
O caso provável é de uma adolescente de 16 anos que apresentou febre, náuseas e pele com tonalidade amarelada, que são sintomas da doença.
Quadro de saúde
Conforme o secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, a jovem deu entrada no Hospital Regional da cidade cinco dias após os primeiros sintomas em 10 de maio. No primeiro dia a adolescente teve diagnóstico prévio de hepatite aguda grave. "Todos os exames foram feitos para descobrir a causa, mas todos deram negativos. Neste momento o alerta foi levantado", comentou Derzi.
A secretaria estadual de Saúde (SES) informou que a adolescente foi submetida a duas série de exames e os resultados levaram ao indicativo de caso provável.
A pedido da família, a jovem teve alta do hospital, em 12 de maio. "A mãe da adolescente assinou um termo de responsabilidade", detalha Derzi e aponta que o quadro da jovem é estável e em boa recuperação.
"A equipe de saúde está de prontidão e realizando contato diário com a adolescente. Acompanhamos o caso por telefone".
Outras suspeitas
No mesmo boletim que informa o caso provável, o Ministério da Saúde investiga 76 casos. Veja detalhes dos casos investigados pela pasta:
- 42 são do sexo feminino;
- 34 são do sexo masculino;
- A média de idade dos casos é de 7 anos;
- A criança mais nova, em investigação, possui dois meses;
- A febre e o amarelão na pele são os sintomas mais frequentes nos caso.