Menu
Buscarquarta, 12 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
unigran24
banner100
NOVIDADE

Cassems implanta Serviço Renal

Unidade de transplantes de rins vai funcionar no Hospital de Dourados

18 março 2022 - 13h50Por Redação Douranews

O presidente da Cassems em Mato Grosso do Sul, Ricardo Ayache, confirmou nesta sexta-feira (18), em Dourados, a implantação do serviço de transplante renal que vai funcionar no Hospital Cassems do Município. O processo conta com a parceria de um dos mais renomados nefrologistas do mundo, o Chefe do Serviço de Transplante Renal na Santa Casa de Porto Alegre, Valter Duro Garcia.

Editor-chefe do RBT (o Registro Brasileiro de Transplantes) e membro do Conselho Consultivo da ABTO (a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Valter Duro Garcia, foi recepcionado por Ayache e o coordenador do serviço existente no Município, Antônio Pedro Bitencourt, e manifestou interesse em apoiar essa iniciativa.

Recentemente, conforme repercutiu a Agência Brasil de notícias, Duro alertou para a queda de 13% na taxa de doadores por conta dos efeitos da pandemia mundial do coronavírus, especialmente no primeiro semestre do ano passado. “O que explica a queda é o aumento de 44% na taxa de contraindicação, em parte pelo risco de transmissão de Covid-19 ou pela dificuldade de fazerem o teste PCR para a detecção da doença ou para obter o resultado rapidamente”, disse ele.

“O doutor Valter Duro é um dos grandes nomes do transplante renal no mundo, só no Brasil são mais de 5.000 transplantes já realizados. Ele vai nos ajudar a organizar, a implantar o Serviço de Transplante Renal no Hospital Cassems, é uma honra contar com a experiência e o conhecimento dele”, destacou Ayache. O médico Antônio Pedro disse que essa parceria vai consolidar um sonho pessoal dele, de 22 anos, desde que chegou em Dourados.

Hospital

Ayache ainda completou que as obras de construção do novo Hospital Cassems devem ficar prontas até o início ao ano que vem, oferecendo mais 150 leitos e moderna estrutura de atendimento para a cidade e região