Menu
Buscarsábado, 15 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
unigran24
banner100
HU

Chegaram novas autoclaves

Hospital Universitário investiu mais de R$ 750 mil

25 março 2022 - 13h38Por Redação Douranews

Com uma reunião em clima de descontração e pouca formalidade, o Setor de Engenharia Clínica e a Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Estéril (PME) do HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados comemoraram na manhã desta sexta-feira (25) a entrega oficial das novas autoclaves instaladas no hospital. 

Os esterilizadores, tipo autoclave, são equipamentos fundamentais para o funcionamento dos hospitais, pois têm a função de esterilizar materiais, instrumentais e artigos médico-hospitalares. As duas novas autoclaves do HU têm capacidade de 444 litros cada uma, são mais modernas e econômicas, têm tecnologia atual, que permite diversas programações. Adquiridas a um custo total de R$ 750.476,20, substituem equipamentos que já tinham mais de 15 anos de uso.  

De acordo com os organizadores, o intuito da confraternização foi prestar agradecimentos a todos os colaboradores que, de alguma forma, contribuíram para a aquisição, instalação e funcionamento das novas autoclaves. “Este é um momento de gratidão”, declarou a chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e PME, enfermeira Mara Vermieiro, depois de fazer um breve relato de todas as etapas superadas para que as novas autoclaves se tornassem realidade. 

A chefe do Setor de Engenharia Clínica, Flávia Lamanna, também relembrou todo o processo para a compra dos equipamentos e destacou o empenho de cada um dos envolvidos, desde as etapas iniciais da licitação, até a efetiva instalação das máquinas, incluindo transporte, adequações de rede elétrica, quebra de paredes e a consequente necessidade de limpeza frequente dos corredores. “É muito gratificante quando a gente vê que todos estão trabalhando em conjunto por um fim comum”, disse. 

Trâmites legais 

O gerente administrativo do HU na UFGD, Vagno Nunes de Oliveira, falou sobre a parte legal das compras públicas, salientando que tais processos normalmente não são rápidos, mas que é necessário muito zelo e cuidado para cumprir todos os parâmetros e procedimentos previstos em lei para não incorrer em erros. Falou também sobre as dificuldades orçamentárias que geralmente têm que ser superadas e concluiu agradecendo o empenho de todos: “É saudável comemorar as pequenas vitórias e enaltecer o trabalho de todos, porque temos aqui muita gente que veste a camisa e está empenhado em trabalhar pelo HU”, disse.