Menu
Buscarsexta, 06 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
32°C
sicredi
Saúde

Ciclo menstrual pode causar alterações no sistema respiratório

13 novembro 2012 - 09h59Por Redação Douranews

Além das mudanças no corpo já bem conhecidas pelas mulheres durante as fases do ciclo menstrual, a ciência agora afirma que essas alterações também impactam no funcionamento do sistema respiratório. Uma pesquisa realizada pela Universidade Haukeland, na Noruega, e divulgada pela BBC, aponta que essas mudanças podem piorar quadros de asma, por exemplo.

Para o estudo, foram analisadas 4 mil mulheres com ciclos menstruais constantes com duração de 28 dias ou menos e nenhuma delas  estava tomando contraceptivos. Vinte e oito por cento eram fumantes e 8% sofriam de asma.

A falta de fôlego foi intensificada entre os dias 10 e 22 do ciclo e a respiração curta piorou nos dias 7 e 21.  É durante a época da ovulação que se encontraram as piores condições. As mulheres que não sofriam de asma também manifestaram sintomas parecidos. Tosse persistente, por exemplo, piora também nas mulheres com sobrepeso e fumantes.

Segundo os pesquisadores, a causa dessas alterações pode estar no aumento da temperatura corporal, que ocorre durante a ovulação. Isso afetaria as vias respiratórias e também a maneira como o corpo responde a infecções. "Descobrimos que os problemas respiratórios variam muito durante o ciclo menstrual. Há grandes mudanças para todos os sintomas", disse o médico Ferenc Macsali. Segundo ele, as descobertas apontam para a necessidade de medicamentos específicos que se ajustem a essas mudanças, o que tornaria o tratamento mais eficiente.