A Prefeitura de Dourados realiza nesta sexta-feira (9), através da Secretaria municipal de Saúde, a ação contra dengue e leishmaniose no conjunto Izidro Pedroso. Pelo menos 80 agentes das equipes de educação em saúde vão atuar no bairro e áreas vizinhas. A meta é visitar cerca de duas mil residências.
Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que coordena os trabalhos, o bairro foi considerado prioritário por causa de casos de leishmaniose em animais. Um dos dois casos de leishmaniose humana registrados neste ano em Dourados também ocorreu no Izidro Pedroso. O segundo foi na Vila Lili, onde na semana passada foi realizada uma grande ação, incluindo borrifação no interior das casas.
No Izidro Pedroso, alguns imóveis também podem ser borrifados para controle do mosquito transmissor da leishmaniose. Depósitos e focos do mosquitos Aedes aegypti também serão eliminados.
O mutirão no Izidro Pedroso começa às 7 e segue até às 13 horas sem intervalo. Os mutirões fazem parte do Programa Horário de Verão sem Dengue II, iniciado pela Prefeitura no mês passado, sob a coordenação do Departamento de Vigilância em Saúde.
Diante dos casos suspeitos de leishmaniose neste ano, os trabalhos de combate às duas doenças estão sendo feitos paralelamente, segundo o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes.
O calendário da campanha segue até 26 de março de 2013. De acordo com Eduardo Marcondes, Dourados mantém baixos os índices de casos de dengue. No entanto, a presença comprovada do vírus 4 no Estado, e que certamente chegará a Dourados, preocupa as autoridades de saúde, principalmente agora com a temporada de chuva e calor, fatores favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue.