Menu
Buscardomingo, 08 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Saúde

Combate ao câncer bucal abre campanha hoje no Estado

05 novembro 2012 - 12h22Por Redação Douranews

O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) realiza, a partir de hoje (5), diversas atividades programadas para a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Bucal. As ações também acontecem no interior do Estado.

“Previna o Câncer de Boca. Consulte o seu Dentista”. Essas frases vão se tornar comum na rotina da população durante a semana. Vários outdoors espalhados pela cidade irão alertar a população sobre a doença.

Nas ruas centrais de Campo Grande e também do interior, como em Dourados, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Três Lagoas e Corumbá, o Conselho vai orientar a população com distribuição de folders sobre como fazer o auto-exame e a importância de se prevenir. O objetivo da campanha é evitar que sejam feitas novas vítimas. “Com o tratamento é possível se curar sem que a pessoa fique com seqüelas. Então, queremos chamar a atenção da população para que façam a prevenção”, explica o presidente do Conselho, Francisco Grilo.

A solenidade de abertura da Semana acontece nesta segunda-feira, às 13h30, na Câmara Municipal de Campo Grande. Na ocasião, a cirurgiã-dentista Rosana Mara Giordano de Barros fará uma palestra sobre o “câncer bucal e o seu diagnóstico”. “Vou mostrar várias doenças de boca e também o câncer, mostrando diagnósticos atuais da patologia”, explica.

Às 19 horas, na sede do Conselho, o especialista Paulo de Tarso volta a abordar sobre o câncer de boca, que é o sétimo na lista com maior incidência e que se não for tratado pode levar a morte. “O câncer de boca pode levar a morte. Mas, se diagnosticado e tratado precocemente as chances de sobrevida são grande. Por isso, é importante conscientizar a população”, afirma o estomatologista.

Semana

Conforme a publicação do Diário Oficial do Estado do dia 9 de junho de 2011, a semana será realizada anualmente em toda segunda semana do mês de novembro. Segundo a lei, durante a semana serão realizados encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades que visem a orientar e prevenir o câncer bucal na população sul-mato-grossense.