O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, entregou, na tarde desta terça-feira (29), em Dourados, a primeira unidade do interior de Mato Grosso do Sul do programa ‘Somos TEA Cassems’, um serviço destinado a atender exclusivamente o público infantil identificado com o Transtorno do Espectro Autista.
“É um avanço importante para Dourados, temos uma demanda crescente para a atenção do Espectro do Autismo, conseguimos estruturar aqui uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes, no diagnóstico, tratamento e acompanhamento, para inseri-los da melhor forma possível na sociedade”, garante Ayache, anunciando estudos para estender o programa a outras regiões do Estado.
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa de Assistência dos Servidores no Estado, Maria Auxiliadora Budib, o programa só funcionava até agora em Campo Grande, mas começa a atender no interior, a partir de Dourados, depois de detectada uma demanda inicial de 400 crianças precisando desse atendimento.
O serviço vai atender uma faixa etária de zero a 11 anos, oferecendo especialidades médicas nas áreas de pediatria, fono, neuropsicólogo, neuropediatra, terapeuta ocupacional e ainda um profissional que vai aplicar a Ciência ABA, método que identifica o quadro comportamental da criança.
A influencer Jéssica Cariaga, mãe de duas crianças, a Cecília de 7 anos e o João de 5, que estavam com o tratamento interrompido, já vai começar a ser atendida no serviço da Cassems a partir desta semana. Antes, ela tinha que gastar até R$ 10 mil para poder manter o acompanhamento dos filhos. “Agora só vou pagar o fator participativo, de 26 reais”, comemorou ela ao participar da inauguração do novo espaço.
Serviço
“Vamos oferecer a linha completa de atendimento, em diferentes tipos e níveis, de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 18 horas, pelo modelo de agendamento, concentrando todos os serviços no mesmo lugar”, informou a diretora. Em Dourados, o ‘Somos TEA Cassems’ vai funcionar no prédio da rua Mato Grosso, 1.470, na esquina com a rua Onofre Pereira de Matos.