A primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados completou, no dia 18 deste mês, dois anos de funcionamento. Construída e colocada em funcionamento na administração do prefeito Murilo Zauith (PSB), a unidade completa dois anos totalizando pelo menos 800 mil procedimentos realizados.
Ativada no dia 18 de dezembro de 2014, a UPA passou a oferecer os serviços de urgência e emergência antes realizados no PAM (Pronto Atendimento Médico), que passou a ser um centro de consulta com especialistas e exames. Nesses 24 meses, foram realizadas 100.817 consultas médicas, 130.855 consultas de enfermagem através do acolhimento com classificação de risco, 111.892 exames laboratoriais, 39.511 exames de raio-X e 104.533 medicações administradas.
O secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, disse que a UPA foi um passo importante que o prefeito Murilo deu para melhorar o atendimento de saúde, mesmo sem a ajuda do Estado e da União.
“A saúde ainda tem muito para melhorar, porque Dourados precisa de mais recursos federais e estaduais, mas os avanços nesta administração ocorreram em todas as áreas”, afirmou o secretário. Ele também agradeceu o empenho dos profissionais da UPA que se dedicaram a esse trabalho “tão importante para a população douradense”.
A UPA caracteriza-se como um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária situado entre a Atenção Básica à Saúde e a rede hospitalar. Garante acolhimento, primando pela atenção qualificada e resolutiva, de estabilização e, funciona no sistema de atendimento de livre demanda de forma contínua, 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos.