Menu
Buscarterça, 18 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
unigran24
banner100
EM FALTA

Famílias não encontram vacina do rotavírus

Dose está custando R$ 280 na rede de farmácias

15 junho 2022 - 15h09Por Redação Douranews

As Unidades de Saúde e Farmácias públicas estão com o estoque zerado da vacina contra o vírus do gênero Rotsvirus, indicado para os casos de doença diarréica aguda, responsável, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), por cerca de 800 mil mortes de crianças menores de 5 anos de idade no mundo, principalmente nos países considerados ‘em desenvolvimento’.

Em Dourados, mães de crianças dessa faixa etária e que precisam do medicamento estão tendo que desembolsar até R$ 280 para ter acesso ao imunizante na rede particular. O Ministério da Saúde preconiza a aplicação de três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade, para a proteção do público-alvo.

No Estado, a Secretaria de Saúde aguarda ainda para esta quarta-feira a chegada de um carregamento de vacinas. O Ministério da Saúde havia prometido repassar 8.000 doses para serem distribuídas aos municípios, de acordo com as necessidades mais urgentes. “Essa defasagem faz com que doenças que a gente já considerava erradicadas, como o sarampo, estejam voltando a aparecer”, comentou a médica Priscila Alexandrino, infectologista da Capital.