Menu
Buscarterça, 05 de novembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
31°C
unigran25
Saúde

Fórum mostra resultados obtidos com Vigilância em Saúde

18 outubro 2012 - 20h15Por Redação Douranews

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados, Eduardo Arteiro Marcondes, comemora os resultados obtidos nos últimos 19 meses com o trabalho intenso na área de saúde preventiva. “Trabalhamos com campanhas, avaliações, dados técnicos, debates e posso garantir sem medo de errar que hoje Dourados tem uma das melhores vigilâncias em saúde do Brasil”, afirmou Marcondes na abertura do II Fórum Anual de Vigilância em Saúde, na manhã desta quinta-feira (18), no espaço de eventos d Unigran.

Marcondes acrescenta que neste período houve uma redução nos casos de HIV/Aids entre jovens e adolescentes devido as diversas campanhas e trabalhos nos bairros através das Ações Compartilhadas. Também através das mesmas ações, houve redução de acidente de trabalho grave e nos casos de dengue.

“Criamos uma coesão institucional em que todos os setores da Vigilância fazem parte de uma sequência de trabalhos programados, para levar à população douradense a prevenção de doenças infecciosas, epidemiológicas e agravos”, destaca.

A secretária municipal de Saúde, Sílvia Bosso, destacou, na abertura do evento, a importância da Vigilância em Saúde. “Nosso desafio é o trabalho de prevenção. Preferimos trabalhar com o cidadão ao invés de paciente, por isso a importância da Vigilância em Saúde”, afirmou. “O trabalho desse setor é estratégico, incluiu debates como esses que acontecem no Fórum, e colhimento de propostas para melhorar a saúde da população”, completou.

Logo após a abertura, houve uma palestra proferida pelo diretor em Vigilância em Saúde, que falou sobre a estruturação da Vigilância em Dourados. Também foram abordados aspectos clínicos da dengue, resultados de pesquisas com tuberculose e logo após houve um debate, tendo como mediadora a secretária Sílvia Bosso.

Os epidemiologistas e professore da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Julio Croda e Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Garcia Croda também foram palestrantes no primeiro dia do Fórum pela manhã.

O evento prossegue nesta sexta-feira (19) a partir das 7h30 com o tema Controle de Zoonoses e depois DST/AIDS, Saúde do Trabalhador e, para encerrar, TB/Hansen. O encerramento está previsto para às 17 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também