As ampliações entregues sexta-feira (31) no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora representam um marco significativo na assistência hospitalar da região de Três Lagoas. Os oito novo leitos na Unidade Laura Vicuña daquela unidade hospitalar ampliam o atendimento para 27 leitos e cinco novas salas do Centro Cirúrgico.
A afirmação é do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) que participou, juntamente com o secretário estadual de Saúde Maurício Simões, da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Canguru (UCINCo/A), bem como as ampliações da Unidade Laura Vicuña, no Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas.
“Estou muito feliz, porque como médico ginecologista e obstetra, bem como ex-secretário estadual de Saúde por duas vezes, além de membro da bancada da saúde na Câmara, ao longo de minha vida pública tenho trabalhado na melhoria das estruturas de atendimento na rede hospitalar de Mato Grosso do Sul e os avanços no Hospital Auxiliadora caminham nessa direção”, afirma o deputado.
Segundo Marco Calderon, diretor geral do Hospital Auxiliadora, a ampliação da Unidade Laura Vicuña “fortalece os serviços voltados ao atendimento de convênios e particulares, oferecendo um ambiente mais confortável e acolhedor e também a melhoria da sustentabilidade financeira da Instituição. Já o Centro Cirúrgico passa a contar com melhorias estruturais e tecnológicas, ampliando a capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos com maior segurança e eficiência, serão 5 novas com tecnologia de ponta”.
Marco Calderon acrescenta que as inaugurações refletem o compromisso da instituição com a melhoria da infraestrutura hospitalar e a qualidade da assistência à saúde. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado para a população de Três Lagoas e região”, destaca. Comemorando 106 anos de atuação em 2025, o Hospital Auxiliadora é referência em atendimento médico-hospitalar em Três Lagoas e região.
Oncologia
Ao longo de sua atuação como parlamentar federal e secretário estadual de Saúde, o deputado Geraldo Resende tem procurado viabilizar recursos para a ampliação de serviços e melhoria da estrutura no Hospital Auxiliadora.
Exemplo é a articulação que o parlamentar vem fazendo, desde o início do atual mandato visando a modernização do diagnóstico oncológico naquela unidade hospitalar. Para tanto, conseguiu, junto com o Município e o Estado, a aprovação do projeto que adere ao Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica, do Ministério da Saúde.
Para tanto, entre outras iniciativas, Geraldo Resende apresentou uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, que receberá contrapartida de mais R$ 2 milhões do governo estadual, destinados à construção do bunker para a instalação do Centro de Radioterapia no Hospital Auxiliadora. O recurso federal foi pago em fevereiro do ano passado e atualmente, o projeto está em elaboração pelos técnicos do hospital.
“Defendo a regionalização da saúde pública, gratuita e de qualidade, transformando cidades vocacionadas a serem polos de tratamentos. Também proponho a inclusão de Três Lagoas no plano de expansão de radioterapia do Governo Federal. É uma batalha que travo desde 2013, portanto há mais de 10 anos, quando conseguimos incluir e habilitar o município como uma das seis Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Estado”, relembra Geraldo Resende.
Em novembro de 2023, em reunião em Brasília com o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, a secretária municipal de Saúde de Três Lagoas, Elaine Fúrio, Geraldo Resende, o diretor do Hospital Marco Calderon e a gerente Daniela Mekaru, apresentaram e defenderam o projeto de modernização do diagnóstico oncológico, obtendo a aprovação do projeto do Município, com a adesão ao Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica.