Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
Saúde

Higienizar ar-condicionado do carro a cada 6 meses

02 março 2011 - 22h15Por Redação Douranews, com Agência Estado

No clima quente brasileiro, o ar-condicionado é um acessório cada vez mais valorizado pelo motorista. Ainda mais nas grandes cidades, onde se passa longo tempo dentro do carro por culpa do trânsito.

Portanto, é fundamental dar atenção à limpeza do aparelho, não deixar passar o período de higienização (que deve ser feita a cada seis meses) e realizar a manutenção, que envolve troca de filtro, óleo e outros componentes, a cada 30 mil km rodados.

Além de garantir que o aparelho funcione com o máximo de eficiência, a limpeza e manutenção no período certo também evitam o acúmulo de ácaros e fungos, “responsáveis pelo desenvolvimento de problemas respiratórios”, afirma o pneumologista paulista Ricardo Henrique de Oliveira B. Teixeira.

Segundo o médico, a poeira aliada ao ar seco e frio do ar-condicionado favorece o risco de infecção e pode piorar doenças como rinite e asma. “Alguns carros estão saindo de fábrica com ar-condicionado que tem filtros antiácaros, mas nada substitui a manutenção regular”, afirma.

Higienização e manutenção

Gerente da empresa K2 Ar Condicionado, Adilson Affonso ensina que o ar-condicionado automotivo deve passar por uma higienização a cada seis meses. “Troca-se o filtro antipólen e realiza-se uma limpeza simples no sistema, injetando um produto específico na tubulação do aparelho”.

Além disso, a cada 30 mil km rodados, deve-se fazer uma manutenção mais completa. Nessa hora, é preciso trocar o filtro secador, remover as mangueiras, limpar o evaporador e as válvulas de enchimento, revisar o compressor e trocar óleo e gás do ar-condicionado.

Alguns sinais revelam quando o ar-condicionado está acumulando poeira em demasia. Se, ao ligar, a pessoa começar a espirrar ou tossir, chegou a hora da limpeza.