Menu
Buscarsexta, 21 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
unigran24
banner100
Saúde

Hospital da Vida registra 2,5 mil internações em seis meses

Após redução dos casos covid, trauma voltou a ser a demanda mais atendida

06 julho 2022 - 10h13Por Assessoria

O Hospital da Vida registrou 2.548 internações nos seis primeiros meses do ano, esses dados não somam a média de internações de casos covid. Portanto, a média diária de internações é 14,1 casos. Entre as principais patologias atendidas, as principais são casos de trauma e cirurgias de emergência. 

De acordo com a responsável pela Direção Técnica do Hospital da Vida, Jociane Marques, por dois anos o Hospital da Vida esteve focado em atender os pacientes covid da macrorregião de Dourados. Com o avanço da vacinação e a redução nos casos graves da doença, outras patologias voltaram a ser atendidas. 

“Antes da pandemia os casos de trauma eram nossa maior demanda e, após a redução dos internações por covid, essa voltou a ser realidade. Atualmente, cerca de 80% são casos de trauma, geralmente, casos provindos de acidentes de trânsito ou doméstico”, ressaltou. 

Portanto, das 2.548 internações registradas, os casos de trauma correspondem a 2.038 e costumam a ser cirurgias agendadas. Já os outros 20% são cirurgias de urgência e emergência. “Geralmente se tratam de cirurgias de emergência que podem apresentar riscos de vida para os pacientes. Como em casos de AVC, casos cardíacos, aneurismas ou tumores”, pontuou Jociane. 

Já no ambulatório, mais de 10.391 pacientes foram atendidos. O Hospital da Vida é referência para a macrorregião de Dourados, composta por 33 municípios.

Covid-19

A Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) contratou a empresa MRM para administrar os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) covid do Hospital da Vida, que conta também com uma ala especializada para atendimento dos casos da doença. O recurso para custeio dos leitos é fornecido pelo município em conjunto com o Estado. 

Desde fevereiro, quando assumiu a administração dos leitos, a empresa registrou 89 atendimentos na ala covid para casos suspeitos, dos quais 29 testaram negativo.