O Ministério da Saúde retirou Mato Grosso do Sul da lista de estados com casos suspeitos de febre amarela. A informação foi divulgada no site do órgão nesta terça-feira (31). De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, Mato Grosso do Sul deixou a lista depois de ter enviado ao Ministério da Saúde a informação que o paciente com suspeita de ter contraído a doença no estado sul-mato-grossense passou também por São Paulo antes de apresentar os sintomas.
Ainda segundo a Secretaria, o Ministério aguarda o resultado do exame que vai comprovar ou não se o paciente tem febre amarela. Caso a confirmação aconteça, aí sim, será investigado em qual estado a doença foi adquirida.
O caso suspeito de febre amarela contraída em Mato Grosso do Sul se trata de um morador de 39 anos, de Blumenau/SC, que visitou Bonito entre os dias 25 de dezembro de 2016 e 3 de janeiro, segundo a Secretaria de Saúde. Se confirmado, este será o primeiro caso no estado. Os exames estão sendo realizados em São Paulo.
No País
O Ministério da Saúde informou que até segunda-feira (30) foram notificados em todo país 568 casos suspeitos da doença. Do total, 430 continuam sendo investigados, 107 foram confirmados e 31 descartados. Das 113 mortes notificadas, 46 foram confirmadas, 64 são investigadas e 3 descartadas.