Menu
Buscarsábado, 14 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
unigran25
Saúde

Pesquisas analisam uso de pílula diária para prevenir o HIV

12 setembro 2012 - 18h50Por Redação Douranews

Um novo estudo oferece a primeira estimativa sobre as concentrações de drogas para uma combinação recém aprovada pelo FDA (órgão regulador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) que reduz significativamente o risco de contrair HIV em homens que fazem sexo com outros homens.

A pesquisa indica que, para aqueles que não têm o vírus, tomar diariamente a medicação por via oral pode prevenir o risco de infecção, mesmo para os que não aderirem perfeitamente ao regime diário. O trabalho foi divulgado nesta quarta-feira (12) pela Science Translational Medicine.

As descobertas podem orientar o aconselhamento para a prevenção do HIV e ajudar a moldar estratégias de dosagem dos medicamentos. No estudo, Peter Anderson e colegas deram aos participantes diferentes doses da droga fumarato de tenofovir disoproxil. Os homens foram à clínica e receberam duas, quatro ou sete pílulas por semana.

Os pesquisadores, então, compararam as concentrações da droga com os resultados de um estudo anterior. A equipe estima que os participantes poderiam reduzir o risco de HIV em 76% tomando duas doses semanais; 96% com quatro doses por semana; e 99% ao tomar sete doses por semana.

Os resultados sugerem que a aderência a um regime diário não tem que ser perfeita para fornecer um alto nível de proteção contra o HIV em homens que fazem sexo com outros homens. Concentrações mais altas de drogas e uso mais frequente da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) podem ser necessários em mulheres, pois o medicamento não fica tão concentrado no trato genital feminino, observam os autores. Com informações do Terra