Pelo menos 200 pessoas foram avaliadas ontem (31) na Praça Antônio João, em Dourados, durante a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. A Secretaria municipal de Saúde e o CRO (Conselho Regional de Odontologia), com apoio de entidades parceiras, intensificaram as ações como parte da Semana Estadual de Prevenção à Saúde Bucal.
Além das ações de orientação, com distribuição de panfletos e material educativo, informando as pessoas sobre como proceder para ter uma boca saudável, os coordenadores do programa vão manter esse trabalho de forma intensificada em todas as unidades de saúde do município.
A ação desta quarta-feira foi apenas para divulgar o evento e mostra, de forma coletiva, a necessidade da prevenção. Sérgio Ramos, gerente do Núcleo de Saúde Bucal, disse que dez dentistas, acompanhados de cinco auxiliares, ficaram o dia todo na Praça Antônio João, promovendo a avaliação de quem passava pelo local. Além do atendimento das mais de 200 pessoas, foram entregues pelo menos mil panfletos.
Maciel Ojeda, morador no Jardim Oliveira II, foi um dos douradenses que pararam na praça para ser avaliado. Para ele, esse tipo de ação é muito importante e as pessoas deveriam aproveitar a oportunidade e a facilidade. O mesmo aconteceu com Ialetícia Afonso Nogueira, que fez uma avaliação esperada há muito tempo.