Menu
Buscarterça, 17 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
unigran24
Saúde

Saiba porque você não deve segurar o "xixi"

19 setembro 2012 - 18h50Por Redação Douranews

As situações para isso acontecer são as mais variadas possíveis: você pode estar no elevador, no ônibus, numa fila qualquer, num papo legal com alguém, olhando algo super interessante na internet… ou simplesmente com preguiça de ir ao banheiro! Quem nunca fez isso?

Hoje você vai saber quais os inúmeros problemas que provavelmente terá se não mudar esse hábito de não ir ao banheiro quando seu corpo pede.
Vai pensar duas vezes antes de decidir não responder ao chamado da natureza.

A bexiga é um órgão que funciona como reservatório da urina. Ela possui um limite de capacidade, que varia para cada pessoa. Quando esse limite está prestes a ser atingido, surge a necessidade de eliminar o líquido, ocasionando a vontade de fazer xixi.
A urina serve para limpar a uretra, onde se acumulam bactérias. Portanto, quanto maior o tempo que uma pessoa fica sem ir ao banheiro, maior também é o risco de um problema posterior.

Problemas que podem causar

Essa atitude eleva a concentração de resíduos na bexiga, como uréia, cloreto de sódio (sal) e ácido úrico, que se tornam tóxicos após muito tempo retidos no organismo. Esse quadro propicia então a proliferação de bactérias no aparelho urinário, podendo gerar infecções nos rins.

A distensão da bexiga por tempo prolongado também pode causar uma lesão nos nervos que a controlam, causando dores e dificuldades para urinar

Por estarem mais sujeitas a infecções urinárias, as mulheres são mais afetadas pela retenção da urina. O ato de urinar é uma das principais defesas contra as infecções urinárias, lavando a bexiga das bactérias indesejadas. Quanto mais uma mulher urina, mais se protege das bactérias, em geral intestinais, que podem proliferar na vagina e invadir a bexiga.

Infecção Urinária – o que é e como tratar?

Portanto, se você tem urgência em chegar ao banheiro, dor no pé da barriga, ardor ao fazer xixi ou percebe que a urina está avermelhada, cuidado! Você pode estar com infecção urinária e deve procurar um médico. Em homens, é comum haver ardor e dificuldade para eliminar a urina.

Ainda tem um negócio chamado trauma vesical contuso  - ocorre que a bexiga pode estar muito cheia e por ironia do destino você sofrer um acidente de carro. Então o cinto de segurança faz  uma pressão tão forte na região abaixo do umbigo que faz com que a sua bexiga se rompa (explodindo mesmo)

O que fazer para prevenir

O ideal é que se urine sempre antes da sensação dolorosa surgir, ou seja, apenas com a percepção de que a bexiga está cheia.
Ou então que se vá ao banheiro a cada três ou quatro horas. Pra isso tem que beber bastante água ao longo do dia. 
Além de hidratarmos o corpo, mantemos a constante limpeza do organismo. Quanto mais clara for a tonalidade da urina, mais saudável está o sistema urinário.