Menu
Buscarsegunda, 16 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
cmd setembro
Saúde

Saúde da Criança entrega equipamentos em 22 municípios

04 novembro 2012 - 16h06Por Redação Douranews

O governador André Puccinelli assinou no final de outubro o termo de doação de 91 equipamentos para o Programa Saúde da Criança, Alimentação e Nutrição, coordenado pela SES (Secretaria estadual de Saúde) por meio da Gerência das Ações de Monitoramento da Alimentação e Nutrição. Os equipamentos fazem parte de uma ação conjunta entre o governo do Estado, Ministério da Saúde e o Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

            Ao todo, serão disponibilizadas 22 balanças pediátricas, 27 balanças digitais, 23 estadômetros e 19 antropômetros destinados a 22 municípios do Estado: Corumbá, Corguinho, Coxim, Bonito, Pedro Gomes, Guia Lopes da Laguna, Jateí, Rio Brilhante, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Maracaju, Japorã, Juti, Anaurilândia, Taquarussu, Ponta Porã, Bataguassu, Santa Rita do Rio Pardo, Paranhos, Inocência e Selvíria. Os municípios selecionados foram priorizados de acordo com a análise feita pela SES, baseado nos IDH (Índices de Desenvolvimento Humano), no Índice de Mortalidade, Acompanhamento do Bolsa Família e Índice de Crescimento.

            Dos 91 equipamentos, 22 balanças pediátricas foram adquiridas com recursos estaduais, totalizando R$ 26 mil em investimentos. O Programa Saúde da Criança, Alimentação e Nutrição integra também as ações da Coordenadoria Estadual de Atenção Básica da SES. O objetivo do Programa é montar estratégias voltadas para a melhoria da qualidade alimentar da população nos municípios sul-mato-grossenses onde são feitos o acompanhamento nutricional desde criança à idade adulta.

            O Programa Saúde da Criança, Alimentação e Nutrição da SES faz parte da PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Entre suas principais diretrizes estão a organização da atenção profissional, promoção da atenção adequada e saudável, vigilância alimentar e nutricional, participação e controle social, articulação da segurança alimentar e qualificação profissional.