O reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias comemorou a publicação, por parte do Ministério da Saúde, na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial da União, da portaria credenciando os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.
Ao todo, estão credenciados pelo governo federal 15 leitos de UTI adulto; 10 leitos de UTI pediátrica e 10 de UTI neonatal. Outros 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários neonatal também já estão habilitados desde maio pelo Governo do Estado, informa a assessoria da UFGD.
A portaria nº 1.197, de 24 de outubro de 2012, estabelece que o credenciamento já está em vigor na data da publicação, mas não determina valores para financiamento dos leitos. Antes da publicação, do total de leitos existentes no HU/UFGD, apenas 15 eram credenciados sendo nove adulto e seis pediátricos. O restante sempre foi operado pela instituição por conta própria, sem qualquer aporte financeiro, o que ocasionou o acúmulo de dívidas da unidade hospitalar hoje avaliada em torno de R$ 8 milhões.
A publicação da portaria representa um grande alívio para toda a direção do HU/UFGD, que há mais de um ano lutava por esta conquista, diz a Universidade. "Foram muitas idas a Brasília e muito esforço de toda a equipe técnica para que este resultado fosse alcançado", explica o diretor de Administração e Planejamento e diretor-geral em exercício, Agenor Pereira de Azevedo.
O resultado obtido é reflexo de um esforço conjunto de várias instituições que participaram de reunião em Brasília no dia 4 de outubro. Além da direção do HU e do reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, também participaram a secretária municipal de Saúde, Silvia Bosso e representantes do Ministério da Saúde, Ebserh/MEC e da Secretaria estadual de Saúde.
No entanto, ele lembra que, apesar da publicação do credenciamento, o Ministério da Saúde ainda não determinou oficialmente o valor a ser repassado para financiamento destes leitos, o que deve ocorrer em breve através de nova publicação.
Novos leitos
Além do credenciamento dos leitos de UTI, o HU/UFGD também já solicitou habilitação e credenciamento de outros serviços para recomposição da contratualização com os governos federal, estadual e municipal.
Entre os serviços pleiteados pela direção do Hospital Universitário, estão a criação de uma unidade com 10 leitos para atendimento de AVE (Acidente Vascular Encefálico) e dos chamados leitos de longa permanência, tanto para pacientes que exigem cuidado prolongado (com internação superior a 15 dias) como também a habilitação de leitos de retaguarda para a rede de urgência e emergência.
Durante reunião em Brasília no início do mês, a direção do HU também solicitou credenciamento dos 25 leitos de gestação de alto risco e financiamento para o atendimento de psiquiatria e pacientes com HIV/Aids.