O Detran de Mato Grosso do Sul já realiza testes gráficos junto ao Denatran (o Departamento Nacional de Trânsito) a fim de iniciar a emissão do novo modelo da CNH (a Carteira Nacional de Habilitação) que começa a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2017.
Em cumprimento a Resolução 598, de 24 de maio de 2016, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o novo modelo de CNH terá novo layout e requisitos de segurança para inibir fraudes. O novo modelo de CNH continuará sendo emitido em alto relevo, porém, com tinta especial, itens de segurança e película protetora com fundo invisível fluorescente. Também haverá os números de identificação nacional, que são o Registro Nacional e o Número do Espelho da CNH, além do número de identificação estadual, o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).
A troca de CNH ocorrerá de forma gradativa, visto que os novos modelos serão entregues somente aos condutores que realizarem procedimentos com emissão de CNH, como por exemplo, 1ª habilitação, renovação, 2ª via, adição e mudança de categoria, entre outros. A Resolução do Contran altera apenas o modelo da CNH, os procedimentos do órgão continuam os mesmos. Além disso, os condutores que estiverem com o documento válido não precisarão realizar a troca imediatamente, informa o Detran.